top of page

Design Ontológico: como essa abordagem pode impactar a sua vida pessoal e profissional?

No ano passado, por meio da Ontológica, nossa unidade dedicada ao desenvolvimento individual, tivemos nossa primeira turma na formação de Designer Ontológico Comportamental. Uma experiência incrível, desafiadora,  divertida,  que trouxe realização tanto para nós, consultores, quanto para os participantes que estavam embarcando e acreditando junto com a gente nessa nova profissão.


Essa abordagem única surge por meio da nossa experiência pessoal como consultores ao longo desses anos. Percebemos, ao trabalharmos com organizações, times e líderes, a necessidade de uma nova ferramenta capaz de apresentar soluções diante das constantes mudanças que o mundo enfrenta atualmente. Uma perspectiva que nos permitisse lidar melhor com o nosso trabalho, no contexto em que estamos inseridos, com a nossa individualidade…


Então, fomos conduzidos a integrar duas disciplinas distintas: a do Design  e a da Ontologia da Linguagem (um ramo da filosofia). A junção dessas duas potentes vertentes nós denominamos de Design Ontológico.


A verdade é que nós acompanhamos as pessoas a reconhecer o designer ontológico que já habita em si. Emprestamos nossos olhares, vivências,  experiências e entregamos caminhos e ferramentas para que possam se aprimorar e acompanhar outras pessoas a fazerem o mesmo.


Diante dessa experiência das pessoas que acompanhamos durante todo esse processo da primeira turma, algumas experiências foram mais marcantes para suas vidas profissionais e pessoais. Abaixo, selecionamos algumas para que você entenda um pouco mais sobre o que foi e é essa ferramenta para as pessoas que a vivenciaram.


Método de Design 

O ponto de vista do Design (método e ferramenta) proporciona uma visão de criação, uma perspectiva que nos permite mapear contextos e criar novas realidades. Dessa forma, é possível oferecer interpretações mais poderosas sobre os contextos em que estamos, desenvolver estratégias mais inovadoras, auxiliando na identificação de padrões disfuncionais.


Compreensão das Dinâmicas Humanas de Personalidade

Entendimento sobre compreender não só a si mesmo, mas também as pessoas ao seu redor. Essa formação possibilita ferramentas para compreender as nuances da personalidade humana, respeitar diferenças e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional. Dessa forma, os participantes foram munidos de ferramentas para construir equipes mais coesas, baseadas no entendimento mútuo e no aproveitamento máximo das habilidades individuais.


Mapeamento de Bloqueios Relacionais

Mapear normoses, identificar bloqueios que prejudicam relacionamentos, crenças limitantes, discursos históricos e estados de ânimo que minam o crescimento pessoal e profissional, e como desatá-los e construir ambientes profissionais mais saudáveis.


Desenvolvimento de Competências Conversacionais Impactantes

Com o pensamento design e a ontologia da linguagem, é possível desenvolver habilidades conversacionais, criando artefatos e nudges criativos que promovem mudanças comportamentais significativas.


Aplicações Práticas e Prototipações com Mentoria

Metodologias para realizar aplicações e prototipações visando o desenvolvimento de atributos em mentorias individuais ou em grupo.


Acreditamos profundamente nesta nova abordagem para intervir nas relações e organizações. Não a consideramos algo passageiro, mas sim como algo sustentável para impulsionar a inovação. Um conjunto de habilidades que pode capacitar você a realizar intervenções mais ousadas, personalizadas, duradouras e adaptáveis.


Ficou com vontade e deseja explorar mais sobre essa ferramenta? 


Em 2024, neste novo ano, teremos nossa segunda formação em Design Ontológico Comportamental. Para obter mais informações, visite o site https://www.ontologica.com.br/formacao/design-ontologico-comportamental


Junte-se a nós nesse processo de descoberta repleto de reflexões profundas.

Kommentare


INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDO FRESQUINHO!

Obrigada pela inscrição!

bottom of page